quarta-feira, 31 de outubro de 2007





















É amar alguém em silêncio.
Ser forte é irradiar felicidade quando se é infeliz.
Ser forte é tentar perdoar alguém que não merece perdão.
Ser forte é esperar quando não se acredita no retorno.
Ser forte é manter-se calmo no momento de desespero.
Ser forte é demonstrar alegria quando não se sente.
Ser forte é sorrir quando se deseja chorar.
Ser forte é fazer alguém feliz quando se tem o coração em pedaços.
Ser forte é calar quando o ideal seria gritar à todos a sua angústia.
Ser forte é consolar quando se precisa de consolo.
Ser forte é elogiar quando se tem vontade de maldizer.
Ser forte é ter fé naquilo que não se acredita.
Por isso, por mais difícil que sua vida possa parecer: Ame-a e seja Forte

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

SE HOJE COMEÇASSE!













Se hoje começasse a viver. Viveria mais antes de morrer. Ficaria mais tempo de olhos arregalados, os lábios teriam muitos mais sorrisos açucarados iria acordar de madrugada, ver a noite e o nascer da alvorada escutaria mais a voz do tempo a falar. Desnudaria mais meu corpo e meu ser deixaria transparecer o meu viver escreveria em gelo o meu rancor se o sol estivesse a aquecer vestiria-me só de amor deixando o meu rancor derreter, pediria mais a humanidade para a natureza preservar da cor e do cheiro, ter vaidade sem máscaras e poder bem respirar, pediria a Deus para ser pintor pintaria as estrelas no céu a cintilar, seria minha canção oferecida à lua e seu luar. Às flores ofereceria meu suor para as ver frescas e orvalhadas seu perfume fosse intenso e maior. As cores mais vivas por Deus dadas mundo seria belo Sem pensamentos de guerra toda a gente falasse a língua da minha terra. A vida podia ser grande jardim em flor novos e os velhinhos, poderem abraçar-se de amor. Eu diria às crianças, a chave da vida é Escola para teres a tua chave, passa a vida de sacola, pior que a morte é o esquecimento. Ainda pior que ela será o sofrimentos subir dá prazer mais que viver no pino mas ninguém pode escolher, a estrada do seu destino. Quando estas coisas aprender.Estamos chegados ao fim. Deixaremos de viver ao partir deste jardim.

domingo, 28 de outubro de 2007
















A ponte do meu destino. Do nada, mesmo nada, foi construída era negridão do nada. A ponte que me trouxe à luz da vida. Não pedi, nada sabia. Talvez altíssimo Senhor com materialidade de vida que dá por nome de amor nadei no túnel do nada ou da ponte até encontrar esperança. Nela fiquei abraçado, atravessei a ponte criança. Ao atravessar para luz da vida acordada e a chorar não sei se estou perdida para chegar a outro lugar nesta parte da vida, na ponte onde eu estou, não sei se é vida perdida ou no caminho por onde vou. Voltarei à ponte do nada, sem compreender o mistério. Por o tempo que aqui vivo. Vou pensar nisto a sério. Na ponte desta vida queria-a cheia de flores, perfume de cada rosa rodeada de amores.

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

O TEXTO QUE VOCÊ NÃO LEU

















"Ninguém é dono da sua felicidade, por isso não entregue sua alegria, sua paz, sua vida nas mãos de ninguém, a absolutamente ninguém. Somos livres, não pertencemos a ninguém e não podemos querer ser donos dos desejos, da vontade ou dos sonhos de quem quer que seja. A razão da sua vida é você mesmo. A sua paz interior é a sua meta de vida, quando sentir um vazio na alma, quando acreditar que ainda está faltando algo, mesmo tendo tudo, remeta seu pensamento para os seus desejos mais íntimos e busque a divindade que existe em você. Pare de colocar sua felicidade, cada dia mais distante de você. Não coloque o objetivo longe demais de suas mãos, abrace os que estão ao seu alcance hoje. Se anda desesperado por problemas financeiros, amorosos, ou de relacionamentos familiares, busque em seu interior a resposta para acalmar-se, você é reflexo do que pensa diariamente. Pare de pensar mal de você mesmo, e seja seu melhor amigo(a) sempre. Sorrir significa aprovar, aceitar, felicitar. Então abra um sorriso para aprovar o mundo que lhe quer oferecer o melhor. Com um sorriso no rosto as pessoas terão as melhores impressões de você, e você estará afirmando para você mesmo que está 'pronto' para ser feliz. Trabalhe, trabalhe muito a seu favor. Pare de esperar a felicidade sem esforços. Pare de exigir das pessoas aquilo que nem você conquistou ainda. Critique menos, trabalhe mais. E, não se esqueça nunca de agradecer. Agradeça tudo que está em sua vida nesse momento, inclusive a dor. Nossa compreensão do universo, ainda é muito pequena para julgar o que quer que seja na nossa vida. A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las. "

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

SOMENTE O AMOR

















Senhor, Ilumina meus olhos para que eu veja os defeitos da minha alma e venda-os para que eu não comente os defeitos alheios.
Senhor, Leva de mim a tristeza e não a entregueis a mais ninguém... Enche meu coração com a divina fé, para sempre louvar o vosso nome e arranca de mim o orgulho e presunção.
Senhor, Faze de mim um ser humano realmente justo...Dá-me a esperança de vencer minhas ilusões todas.
Planta em meu coração sementeira do amor e ajuda-me a fazer feliz o maior número possível de pessoas, para ampliar seus dias risonhos e resumir suas noites tristonhas...
Transforma meus rivais em companheiros, meus companheiros em amigos e meus amigos em entes queridos...
Não permita que eu seja um cordeiro perante os fortes nem um leão perante os fracos...
Dá-me, Senhor, O sabor de perdoar e afasta de mim o desejo de vingança, mantendo sempre em meu coração somente o amor.

VOCÊ NÃO ME CONHECE


















Você Não Me conhece...
Não me conhece, nunca me viu...não sabe nada de mim, dos meus sonhos e meus medos.Não estava comigo nessa estrada quando eu precisei...Enquanto seguiu aí, sua vida.Aqui, eu fui me conhecendo um pouco mais. Hoje, posso dizer quem sou, mas você não... não me conhece... Se me conhecesse, entenderia a minha vida, a minha saudade, O meu sorrir de lágrimas, a minha tristeza feliz...e os momentos mais especiais da minha vida... Não pode dizer quem sou.Talvez entendesse quando lhe digo,
o quanto você me é especial!Porque neste meu mundo, sempre esperei para poder dizer à alguém, o quanto é especial para mim...Suas palavras, seus carinhos,que mesmo distante, posso senti-los. Acreditei no que fomos um para o outro... E através desta tela fria e sem vida, não pode crer em minhas palavras, encontro a alegria de viver:
VOCÊ!...
E quando não lhe encontro, esta mesma tela, me causa dor...Loucura!!!Se me conhecer, entenderá o que sinto.Sinto saudades de você!Não lhe conheço também,mas sinto sua falta,aqui... são apenas... palavras...
VOCÊ PRECISA ME CONHECER
















Quando as coisas estão erradas e o momento é de crise, não pense que todos os esforços têm sido em vão, segue.Talvez tudo seja para melhor. Sorria...E experimente outra vez. Pode ser que o seu aparente fracasso venha a ser a porta mágica que conduzirá para uma nova felicidade que você jamais conheceu.Você pode estar enfraquecido pela luta, mas não se considere vencido. Isso não quer dizer derrota. Não vale a pena gastar o seu precioso tempo em lágrimas e lamentos. Levante-se.Siga em frente outra vez. E, se você guardar em mente o objetivo de suas aspirações, os seus sonhos se realizarão. Tire proveito dos seus erros. Colha experiência de suas dores. E então, um dia você dirá:Graças a Deus."Eu ousei experimentar outra vez e reencontrei a paz, o amor e a felicidade."

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

QUEM AMA





















Quem ama sente ciúmes, muito ou pouco não importa, mas sente sim. Quem deixou de amar já não se importa e deixa o outro totalmente à vontade, para que ele próprio possa estar também assim. Quem ama - vez por outra - Dá uma patrulhada no território e delimita as suas fronteiras. Quem deixou de amar já não fiscaliza, é frio, controlado e jamais perde as estribeiras. Quem ama sempre acha tempo e encontra um jeito Para estar com seu amor. Quem deixou de amar vai postergando sem pressa, deixando que o vento sopre a seu favor. Quem ama faz perguntas pessoais e usa muito o pronome "nós". Quem deixou de amar conversa banalidades e esquece o significado do advérbio "a sós ". Quem ama quer saber da vida do outro com detalhes e transparência. Quem deixou de amar se esquiva e não cobra do outro mais nada, nem ao menos coerência. Quem ama é pródigo em e-mails, telefonemas e com muito carinho dá um jeitinho de marcar presença. Quem deixou de amar é pródigo em desculpas e pretextos com os quais passa um verniz para disfarçar a indiferença. Quem ama é naturalmente fiel e está sempre voltado às necessidades do outro ser. Quem deixou de amar só é fiel a si próprio e ao seu bem estar E já não percebe os danos que causa, querendo ou sem querer. Quem ama, mas não pode corresponder por imperativos das circunstâncias, abre o jogo e usa de sinceridade. Quem deixou de amar não descarta o outro do baralho, para o caso de uma eventualidade. Será que neste momento Tu Amas ou deixaste de Amar? Se já não amas, Com certeza irás te calar.

OS ANOS PASSAM


















Os anos passam... As lembranças são eternas. A saudade permanente e nossos olhos em busca de cenas de tempos vividos. Os anos passam... Vivemos lições de vida, aprendemos a vasculhar nas nossas recordações do coração e a acariciar lindos momentos que se foram para não mais voltar. Os anos passam... Crescemos na alma, mas sempre seremos frágeis no amor . Os anos passam... Muitos virão ou quem sabe... Nossa estada nesta vida seja curta, nada sabemos do amanhã... Nem quando vamos... Os anos continuam a desfilar na passarela do aprendizado e nós protagonistas da vida, enfrentamos os momentos que nos fazem infelizes e nos deliciamos com os felizes! Resumimos que a vida é um grande baile em que almas se encontram, se esbarram, se unem e se separam... Cada qual bailando nos conflitos, nas esperanças e nas suavidades de momentos de amor . De todos os anos que se foram, concluo que viver... É ser cada qual, em sua essência adquirida. Com todas as adversidades, com as lágrimas derramadas, ainda assim, a alegria de viver é o maior presente embrulhado em papéis de brilhos de momentos... Relembrar é viver um pouco mais... Viva a sua vida, pois ela é curta. Valorize e ame a você mesmo, pois ninguém mais que você, te conhece. E não se esqueça... Ninguém lembrará o que fez de bem Mas, todos lembrarão dos seus erros.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

















Eram lágrimas que torciam a alma ,que de tanta angústia, pingavam sal...
Eram lágrimas de saudades do rosto distante, do abraço impossibilitado.
Eram lágrimas, que provocavam soluços desconexos, anexadas ao lamento.
Eram lágrimas de tormento....
Eram lágrimas igualadas a tempestade, quando inunda a terra.
Eram lágrimas, dilúvio...
Eram lágrimas que como a tormenta, passaram...
Secadas como um último pingo que brilha ao sol
Eram lágrimas de adeus...
De saudades, dos olhos teus...

DESPEDIDA

















Que ninguém fique triste perante uma despedida. Uma despedida é, sempre, necessária para nos voltarmos a encontrar... e um reencontro, depois de um momento ou depois de toda uma vida, é algo inevitável, se formos amigos de verdade...Cada vez que nos despedimos de alguém que nos é querido, faz-se noite no nosso coração e sempre que um reencontro acontece, de novo se faz dia; o Sol volta a brilhar como se essa pessoa fosse imprescindível para que haja diferença entre o dia e a noite...É na agonia de uma despedida, quando forçosamente esse momento acontece, é nesse instante que percebemos a profundidade dos nossos sentimentos, o valor de uma amizade...Se fossemos capazes de saber quando e onde uma despedida deixa de ser uma ausência e o vazio deixado pela partida é preenchido pela presença daquele que partiu, a despedida seria menos dolorosa... assimilaríamos a emoção da despedida, não como um fim mas sim, como o princípio do desejado reencontro...Muitas pessoas já passaram pela minha vida e na minha vida... umas cruzaram-se comigo e nunca mais soube delas, ou porque a vida não nos permitiu estreitar laços ou porque simplesmente pouco se manifestou em comum para que de novo nos cruzássemos... outras há que (poucas, devo acrescentar), se o destino existe e partindo do princípio que cada um de nós tem o seu traçado, quis o dito que cruzassem a minha vida e na minha vida ficassem... Essas, são aquelas que muito mais que meros seres humanos com quem tive o privilégio de partilhar momentos, sentimentos, sorrisos e lágrimas... são aquelas que entraram no meu coração e aí permanecerão... são elas, os meus amigos...Não me despeço dos meus amigos porque na realidade, ainda que na sua ausência física, eles estarão, eternamente, comigo... As recordações constroem um caminho que chega até ao meu coração e permitem-me que os sinta, aos meus amigos, sempre, muito perto de mim, mesmo que na realidade estejamos distantes... Nunca deixo que as pessoas que me são queridas partam... levo-as comigo onde quer que vá, no meu pensamento...





















Existem duas dores de amor: A primeira é quando a relação termina e a gente, seguindo amando, tem que se acostumar com a ausência do outro, com a sensação de perda, de rejeição e com a falta de perspectiva, já que ainda estamos tão embrulhados na dor que não conseguimos ver luz no fim do túnel. A segunda dor é quando começamos a vislumbrar a luz no fim do túnel. A mais dilacerante é a dor física da falta de beijos e abraços, a dor de virar desimportante para o ser amado.Mas, quando esta dor passa, começamos um outro ritual de despedida: a dor de abandonar o amor que sentíamos. A dor de esvaziar o coração, de remover a saudade, de ficar livre, sem sentimento especial por aquela pessoa. Dói também…Na verdade, ficamos apegados ao amor tanto quanto à pessoa que o gerou. Muitas pessoas reclamam por não conseguir se desprender de alguém. É que, sem se darem conta, não querem se desprender.Aquele amor, mesmo não retribuído, tornou-se um souvenir, lembrança de uma época bonita que foi vivida…Passou a ser um bem de valor inestimável, é uma sensação à qual a gente se apega. Faz parte de nós. Queremos, logicamente, voltar a ser alegres e disponíveis, mas para isso é preciso abrir mão de algo que nos foi caro por muito tempo,que de certa maneira entranhou-se na gente, e que só com muito esforço é possível alforriar. É uma dor mais amena, quase imperceptível. Talvez, por isso, costuma durar mais do que a ‘dor-de-cotovelo’propriamente dita. É uma dor que nos confunde. Parece ser aquela mesma dor primeira, mas já é outra. A pessoa que nos deixou já não nos interessa mais, mas interessa o amor que sentíamos por ela, aquele amor que nos justificava como seres humanos, que nos colocava dentro das estatísticas: “Eu amo, logo existo”.Despedir-se de um amor é despedir-se de si mesmo. É o arremate de uma história que terminou, externamente, sem nossa concordância, mas que precisa também sair de dentro da gente… E só então a gente poderá amar, de novo.

















Se eu morrer amanhã quero te ter hoje, te conhecer e te amar. Quero levar de ti, os beijos que não troquei, as carícias que não tive, os abraços que não dei .As madrugadas que não vivi, a cama vazia em que acordei, sentindo-te contra mim, me procurando sem te achar, pois não estavas ali. Estava a te procurar tanto que passei pela vida e não te vi. As lágrimas que verti, os olhos cansados olhando o infinito, e vendo só a ti. Se eu morrer amanhã, quero a certeza que te tive um dia, para poder contar aonde for que foste meu uma vez ,um minuto, que não deu nem para um beijo, pois estava tão perdida que me perdi neste minuto. Amando-te desta maneira, passei pela vida e nada vi, pois só via a ti. Nada mais procurava, nem a ti achava...Na minha loucura de te amar, perdi a noção do tempo. Te perdi dentro de mim, pois nunca o tive . E, continuando essa busca, se eu morrer amanhã, serei feliz! Te procurei, não te encontrei mas só te amei!


















Já não sei falar de amor. Nem de alegria, de riso ou do carinho. Que tive um dia e que se foi sem mais voltar. Já não sei mais fazer poesia. Falando da magia do amor e do amar. Parti de mim, parti-me assim . E meus pedaços já não sei juntar. Se hoje escrevo. É só de dor que sei falar. Já não mais sei mais falar de amor . Só sei da dor de tanto amar.
ME ENCANTE
Me encante da maneira que você quiser, como você souber. Me encante para que eu possa me dar. Me encante nos mínimos detalhes. Saiba me sorrir, aquele sorriso malicioso e gostoso, inocente e carente. Me encante com suas mãos, gesticule quando for preciso,me toque, quero correr esse risco. Me acarinhe se quiser, vou fingir que não entendo, que nem queria esse momento. Me encante com seus olhos, me olhe profundo,mas só por um segundo, depois desvie o seu olhar,como se o meu olhar, não tivesse conseguido te encantar....e então, volte a me fitar, tão profundamente, que eu fique perdida sem saber o que falar. Me encante com suas palavras, me fale dos seus sonhos, dos seus prazeres,me conte segredos, sem medos. ...e depois me diga o quanto eu te encantei, pode até não ser verdade, mas me faça acreditar, eu vou gostar. Me encante com serenidade, mas não se esqueça, também tem que ser com simplicidade, não pode haver maldade. Me encante com uma certa calma, não tenha pressa, tente entender a minha alma. Me encante como você fez com a primeira namorada, sem subterfúgios, sem cálculos, sem dúvidas, com certezas. Me encante na calada da madrugada, na luz do sol ou embaixo da chuva. Me encante sem dizer nada ou até dizendo tudo, sorrindo ou chorando, triste ou alegre...mas me encante de verdade, com vontade...que depois, eu te confesso que me apaixonei e prometo te encantar todos os dias, do resto das nossas vidas!!

PARTE DE MIM

















Parte de mim...Uma parte de mim, é amor, luz sempre acesa. A outra, é dor do peito amante. Uma parte de mim, são sonhos. A outra, desilusão. Uma parte de mim, é chegada, é risos, alegria. A outra, é despedida, lágrimas vertidas. Uma parte de mim, é revolta em ver o amor ser confundido. A outra, é aceitar as pessoas que não conseguem amar. Uma parte de mim, é doação. A outra é solidão. Uma parte de mim, é vida. A outra, é tentar entender se há outra vida. Uma parte de mim, é janela aberta para o céu. A outra, é estrela a dizer que não sou nada. Uma parte de mim, está presa em uma jaula. A outra, corre livre pela imensidão. Uma parte de mim, fica pensando nas armadilhas do mundo. A outra, imaginando como rompê-las. Uma parte de mim, é ingenuidade. A outra... também. Uma parte de mim, é ternura .A outra, romantismo. Uma parte de mim, é sentir o vazio da vida. A outra, é tentar entender essa vida vazia. Uma parte de mim, é angústia. A outra, é paz da Natureza. Uma parte de mim, é brisa suave. A outra, é vento que desmorona. Uma parte de mim é viver penando por alguém. A outra, é tornar o viver mais brando. Uma parte de mim, é Amar, A outra... também. Porque se assim não for... Parte de mim , perde a razão de viver. A outra, já morreu. Porque Amar, para mim resume tudo na vida.

ROSAS E ESPINHOS




















Amor que é amor dura a vida inteira. Se não durou é porque nunca foi amor. O amor resiste à distância, ao silêncio das separações e até às traições. Sem perdão não há amor. Diga-me quem você mais perdoou na vida, e eu então saberei dizer quem você mais amou. O amor é equação onde prevalece a multiplicação do perdão. Você o percebe no momento em que o outro fez tudo errado, e mesmo assim você olha nos olhos dele e diz: "Mesmo fazendo tudo errado eu não sei viver sem você. Eu não posso ser nem a metade do que sou se você não estiver por perto." O amor nos possibilita enxergar lugares do nosso coração que sozinhos jamais poderíamos enxergar. O poeta soube traduzir bem quando disse: "Se eu não te amasse tanto assim, talvez perdesse os sonhos dentro de mim e vivesse na escuridão. Se eu não te amasse tanto assim talvez não visse flores por onde eu vi, dentro do meu coração!" Bonito isso. Enxergar sonhos que antes eu não saberia ver sozinha. Enxergar só porque o outro me emprestou os olhos , socorreu-me em minha cegueira. Eu possuía e não sabia. O outro me apontou, me deu a chave, me entregou a senha. Os jardineiros sabem disso. Amam as flores e por isso cuidam de cada detalhe, porque sabem que não há amor fora da experiência do cuidado. A cada dia, o jardineiro perdoa as suas roseiras. Sabe identificar que a ausência de flores não significa a morte absoluta, mas o repouso do preparo. Quem não souber viver o silêncio da preparação não terá o que florir depois... Precisamos aprender isso. Olhar para aquele que nos magoou, e descobrir que as roseiras não dão flores fora do tempo, nem tampouco fora do cultivo. Se não há flores, talvez seja porque ainda não tenha chegado a hora de florir. Cada roseira tem seu estatuto, suas regras... Se não há flores, talvez seja porque até então ninguém tenha dado a atenção necessária para o cultivo daquela roseira. A vida requer cuidado. Os amores também. Flores e espinhos são belezas que se dão juntas. Não queira uma só. Elas não sabem viver sozinhas... Quem quiser levar a rosa para sua vida, terá que saber que com ela vão inúmeros espinhos. Mas não se preocupe. A beleza da rosa vale o incômodo dos espinhos...























Por que me fala de razão.
Não me diz que é a lógica da vida.
Não me digas para ser racional.
Pois ser racional só me faz mal
Penso demais para agir.
Penso muito em não errar.
Deixo minha vida em vão
.Só por causa dessa razão.
O que ganho com isso?Só perco minhas paixões.
Nego-me aos meus desejos.
Tenho que obedecer a essas razões.
Negar-me as minhas próprias motivações.
Quero ser movida a paixões.
Não quero ser domada pela razão.
Não quero medir meus sentimentos.
Pois eles não têm tamanhos e nem fim.
Quero viver deixar meus medos.
Seguir meu sonho...
A cobrança me fere, mas não me mata.
Deixe-me que de minha alma...
O amor tomará conta dela.
Suas humilhações me açoitam...
Pode até ficar cicatrizes, mas o tempo as leva nem me exija datas, nem prazos.
Nem imponha condições.
Não vou dar explicações.
Pois nem eu as tenho...
Quero viver um dia de cada vez.
Quero ser assim chorar e sorrir.
Sinto a solidão, fico na escuridão.
Mas não quero que me tirem nada.
Ninguém vive por mim.
Nem morre por mim.
Então me deixe ser assim.
Vivo um começo, um meio.
Só não sei o fim, nem quero...
Acha-se que sua razão é a razão.
Ignora-me e finja não me conhecer.
Pois prefiro estar só, mas viver.
Do que com milhões, e morrer.
Posso ser um nada, não ter nada.
Tendo minha vida, meu sonho, isso é muito.
Sei que um dia me vou..
.E se não poder sentir minhas emoções.
Por causa dessa sua razão.
Então terei vivido em vão.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

JAMAIS























Que jamais, em tempo algum, o teu coração acalente o ódio. Que o canto da maturidade jamais asfixie a tua criança interior. Que o teu sorriso seja sempre verdadeiro. Que as perdas do teu caminho sejam sempre encaradas como lições de vida. Que a música seja tua companheira de momentos secretos contigo mesmo. Que os teus momentos de amor contenham a magia de tua alma eterna em cada beijo. Que os teus olhos sejam dois sóis olhando a luz da vida em cada amanhecer. Que cada dia seja um novo recomeço, onde tua alma dance na luz. Que em cada passo teu fiquem marcas luminosas de tua passagem em cada coração. Que em cada amigo o teu coração faça festa e celebre o encanto da amizade profunda que liga as almas afins. Que em teus momentos de solidão e cansaço esteja sempre presente em teu coração a lembrança de que tudo passa e se transforma, quando a alma é grande e generosa. Que o teu coração voe contente nas asas da espiritualidade consciente, para que tu percebas a ternura invisível tocando o centro do teu ser eterno. Que um suave acalento te acompanhe, na Terra ou no Espaço, e por onde quer que o Imanente Invisível leve o teu viver. Que o teu coração sinta A PRESENÇA SECRETA DO INEFÁVEL! Que os teus pensamentos, os teus amores, o teu viver, e a tua passagem pela vida sejam sempre abençoados por aquele AMOR QUE AMA SEM NOME. Aquele Amor que não se explica, só se sente. Que esse Amor seja o teu acalento secreto, viajando eternamente no centro do teu ser. Que esse Amor transforme os teus dramas em luz, a tua tristeza em celebração, e os teus passos cansados em alegres passos de dança renovadora. Que jamais, em tempo algum, tu esqueças da PRESENÇA que está em ti e em todos os seres. Que o teu viver seja pleno de PAZ E LUZ















Apesar de todos os obstáculos que encontro pela vida, apesar dos Contra-tempos com que me deparo apesar das portas fechadas que vejo, apesar das dificuldades que enfrento, ainda assim, tenho esperança. A esperança vive em mim, amanhece comigo, percorre o dia todo e quando anoitece ela está ainda mais… Quando meus pensamentos estão confusos e minhas idéias não são decifráveis, não desisto! Lembro-me da esperança que me move... Quando meu caminho está tortuoso, e minhas chances diminuídas, lembro- -me da esperança que devo ter sempre... Esperança, é a certeza de que algo de bom vai acontecer, é a confiança que tudo vai dar certo. Todos devemos ter essa esperança, para que não nos sintamos caídos, e que nosso dia seja menos tumultuado, e para que nosso coração esteja menos pesado. Desejo -te, que também tenhas sempre a esperança, que ela permaneça sempre em teus pensamentos. Desejo que nunca desistas, porque enquanto houver a esperança, nenhum sonho está perdido!

















Eu tenho saudades de tudo que marcou a minha vida . Quando vejo retratos, quando sinto cheiros, quando escuto uma voz, quando me lembro do passado, eu sinto saudades . Sinto saudades de amigos que nunca mais vi, de pessoas com quem não mais falei ou cruzei . Sinto saudades da minha infância, do meu primeiro amor, do meu segundo, do terceiro, do penúltimo e daqueles que ainda vou vir a ter, se Deus quiser. Sinto saudades do presente, que não aproveitei de todo, lembrando do passado e apostando no futuro. Sinto saudades do futuro, que se idealizado, provavelmente não será do jeito que eu penso que vai ser. Sinto saudades de quem me deixou e de quem eu deixei, de quem disse que viria e nem apareceu; de quem apareceu correndo, sem me conhecer direito, de quem nunca vou ter a oportunidade de conhecer. Sinto saudades dos que se foram e de quem não me despedi direito; daqueles que não tiveram como me dizer adeus; de gente que passou na calçada contrária da minha vida e que só enxerguei de vislumbre; de coisas que eu tive e de outras que não tive mas quis muito ter; de coisas que nem sei que existiram mas que se soubesse, decerto gostaria de experimentar; Sinto saudades de coisas sérias, de coisas hilariantes, de casos, de experiências. Sinto saudades do cachorrinho que eu tive um dia e que me amava fielmente, como só os cães são capazes de fazer, dos livros que li e que me fizeram viajar, dos discos que ouvi e que me fizeram sonhar, das coisas que vivi e das que deixei passar, sem curtir na totalidade; Quantas vezes tenho vontade de encontrar não sei o que, não sei aonde, para resgatar alguma coisa que nem sei o que é e nem onde perdi. Vejo o mundo girando e penso que poderia estar sentindo saudades em japonês, em russo, em italiano, em inglês, mas que minha saudade, por eu ter nascido brasileira, só fala português embora, lá no fundo, possa ser poliglota. Aliás, dizem que costuma-se usar sempre a língua pátria, espontaneamente, quando estamos desesperados, para contar dinheiro, fazer amor e declarar sentimentos fortes, seja lá em que lugar do mundo estejamos. Eu acredito que um simples “I miss you”, ou seja lá como possamos traduzir saudade em outra língua, nunca terá a mesma força e significado da nossa palavrinha. Talvez não exprima, corretamente, a imensa falta que sentimos de coisas ou pessoas queridas. E é por isso que eu tenho mais saudades Porque encontrei uma palavra para usar todas as vezes em que sinto este aperto no peito, meio nostálgico, meio gostoso, mas que funciona melhor do que um sinal vital quando se quer falar de vida e de sentimentos. Ela é a prova inequívoca de que somos sensíveis, de que amamos muito do que tivemos e lamentamos as coisas boas que perdemos ao longo da nossa existência Sentir saudade, é sinal de que se está vivo!


















Na vida é impossível parar. Mesmo quando decidimos não avançar,a vida avança. E às vezes temos mesmo a impressão que ela corre. E nesse nosso viver, encontramos diariamente caminhos na nossa frente. Em cada situação há sempre uma opção de estrada. Escolhemos então a mais longa, mais curta, mais fácil, mais difícil... somos guiados por vontades, necessidades, coração, emoções... e na verdade nem sempre sabemos onde nos conduzirá nossa escolha. E é preciso a cada dia, cada passo, seguir e assumir. Ninguém, ninguém mesmo pode ou deve ser responsável pelas nossas escolhas. E mesmo se damos ouvidos a um amigo, aos pais, a escolha final e a responsabilidade final sempre será nossa. Muitas vezes sofremos porque escolhemos caminhos errados. E sabemos que não há volta para as caminhadas da vida, mas sempre teremos a opção de dirigir nossos passos para direções diferentes. E então uma nova escolha se dá. Com todos os riscos possíveis. Amar alguém, sentir amizade por alguém, não é uma escolha. Pelo menos não voluntária, da nossa mente. Do coração, eu diria, pois não temos controle, não podemos negar sentir esse amor ou essa amizade. Mas podemos decidir seguir esse amor e essa amizade. Isso também é uma escolha, caminho. O importante é não parar. Li uma vez que água estagnada apodrece e penso que ninguém gostaria de viver como água estagnada. Devemos ser como as águas dos rios, correndo sempre em alguma direção, regando flores que nascem do lado, matando sede de pássaros e homens, desembocando em grandes mares. E assim segue nossa vida... Cabe a cada um a responsabilidade da escolha diária. E tudo o que posso dizer com certeza de que não há erro possível na escolha, é aquela de seguir o grande, o verdadeiro Caminho. Para os outros, que a sabedoria esteja no coração de cada um para que as escolhas estejam o mais perto possível daquilo que chamamos felicidade



















Um dia nós aprendemos que amar vale a pena, ainda que após vários cortes feitos no coração, várias feridas na alma। Aprendemos que apesar da distância, é possível manter a amizade, o amor, a solidariedade... Que nem sempre grandes gestos são as traduções perfeitas do amor que une as pessoas. Aprendemos que depois de um tempo, pais deixam de ser super heróis e passam a ser o vilão da história e que nesta hora o mais importante é saber perdoa-los, ama-los, entendermos as suas razões.Com o tempo, a gente se acomoda com a vista da janela e quando resolve se levantar, o sol já se pôs e lua começa a apontar. Que mudanças são necessárias, dores, sofrimentos igualmente.Que o perdão é o grande propulsor da vida, muitas vezes é melhor sofrer calado, aceitar, temporariamente uma situação, e ter a sensibilidade para enxergar as coisas que a vida nos revela, até chegar o dia em que toda a dor deve ser revelada, desmascarada, posta em pratos limpos para que nós possamos seguir o nosso caminho novamente livres destas amarras que nos impedem de olhar e caminhar para frente.Aprendemos que apesar da excitação, da relutância, é necessário largar algumas bagagens pelo caminho para que no dia de amanhã possamos adquirir outras mais leves. Que só o tempo tem o poder de transformar passado em presente, o presente em futuro e o futuro em passado. Aprendemos que o TEMPO é o Senhor das respostas não dadas num dado momento, é o remédio para aquelas dores que julgamos ser intermináveis ou eternas. Que quando achamos que já chegamos ao fundo do poço, somos tomados por uma força sem precedentes e jogados de volta a terra firme. Renovados, repaginados e mais forte como nunca. O tempo ensina a importância e a necessidade de um sorriso sincero, de um amigo, de um amor; de um abraço apertado, do silêncio...Aprendemos que não há alternativa para novas oportunidades senão o ?Sim? ou o ?Não?. Tudo depende de nossa coragem. Sabemos que as crianças são seres dotados de pureza e conhecimento que transcende a alma dos adultos, revelando-nos suas sensações, seus traumas, seus sentimentos mais íntimos, portanto, nunca se deve mentir a uma criança. Aprendemos que conversar com velhos equivale a milhares de leituras de livros de auto ajuda e que cada ruga ali visível, tem uma história para contar, portanto, para que elimina-las? Com o tempo aprendemos que ser feliz requer o auto conhecimento, a presença de amigos, de um amor, de uma paixão, de um trabalho. Que a ociosidade atrofia o cérebro, reduz a capacidade de percepção do mundo que corre ao nosso redor, empobrece o espírito.Aprendemos que valores primitivos não se perdem no tempo e são sempre bem vindos. Que um coração vazio, sem amor, sem paixão nos torna frios, insensíveis, egoístas e que sempre vale a pena recomeçar, virar a página e reescrever a nossa trajetória? Tempo, ah o tempo... tão complexo, tão efêmero॥ tempo.























Sonho, a gente só se dá conta dele depois que acorda, depois que ele acabou... E fica aquela vontade na gente de sonhar mais um pouquinho. Existem pessoas que são um sonho. Um sonho pelo qual a gente dormiria a vida inteira. Mas o destino vem e nos acorda violentamente... E nos leva aquele sonho tão bom. Existem pessoas que são estrelas. Doces, luzes que enfeitam e iluminam as noites escuras de nossas vidas. Mas vem o amanhecer e nos rouba com toda a sua claridade aquela estrela tão linda. Existem pessoas que são flores. Belezas discretas que alegram o nosso caminho. Mas com o tempo, as flores murcham, e nos enchem de saudade de sua cor e de seu perfume. Existem, finalmente, as pessoas que são simplesmente amor. Um amor doce como o mel de uma flor... que desabrochou numa estrela e que veio até nós num lindo sonho! E ainda bem que são amor, porque flores, estrelas ou sonhos, mais cedo ou mais tarde, terminam... mas o amor... O Amor não termina nunca





















Quando eu morrer, não digam que fui louca। Eu sei que sou, mas não gosto de admitir। Tampouco ousem me taxar de santa... isso seria a fala de um sacripanta! E se eu morrer amanhã, dirão que eu sabia... mas nunca soube nada na vida, não tenham essa ilusão não sei nem os verdadeiros desejos do meu coração minh'alma é uma caminhante sem rumo pela vida... Não digam nada, silenciem... é melhor। Enquanto aqui estive, oscilei entre dois extremos: um anjo doce que colhia margaridas brancas, e uma bruxa monstruosa, de monstruosa carranca! Ainda não sei qual fará a passagem... mas certamente, quando eu me for daqui, saberei। Talvez do alto de uma montanha, na relva verde poderei descansar meu corpo sofrido... e a alma। Sinto-me tão fraca... perdi tantas batalhas... nem daria para apontar a mais cruel... Em compensação, mereceu moratória o meu coração e consegui, nem sei como, fazer muita gente rir... Por isso, quando eu morrer (que não será amanhã ainda) lembrem-se de mim sorrindo, como eu gostava de me sentir। Os poemas chorosos que escrevi, deletem da mente não eram meus, verdadeiramente!... Guardem só o canto dos passarinhos, o barulho da cascata as ondas do mar, a ressaca fazendo bravata... guardem também as gaivotas, minhas companheiras ao lado delas, eu adorava ver chegarem as traineiras... E se quiserem guardar mais alguma coisa guardem a minha teimosia... por insistir que a vida tem uma única magia: o amor!























Uma tristeza imensa invadiu meu coração, ensombrou a minha alma…Sinto-me perdida, desorientada…confusa e sem rumo. Sinto que meu coração se partiu em mil pedaços, pedaços tão pequenos que nem se conseguem encontrar no emaranhado de sentimentos contraditórios que o fizeram partir. O que antes enchia de alegria e felicidade o meu coração… neste momento destroçou-o…partiu-o…sem conserto…sem volta à lucidez, à felicidade do amor que sentia. Encontros da vida? Desencontros da alma? Não sei…e sinto-me sem rumo, à deriva, perdida de mim mesma. O que faz os corações destroçarem-se assim num frágil segundo? O que faz alguém não acreditar no amor, na vida, na sinceridade de um coração que o ama? O que faz alguém impossibilitar outro coração de voltar a amar? Corações feridos não têm o direito de voltar a acreditar? Corações partidos não têm o direito de serem consertados, amparados e amados pelo que eles são, pelo seu valor? Não têm direito à felicidade?Tantas questões se levantam…tantas perguntas sem respostas…tantas voltas o meu coração dá, sem encontrar uma saída lúcida para a sua dor, a sua tristeza, a sua impotência de fazer o outro coração voltar a acreditar. Ficção o que escrevo? Realidade? É ficção o amor? É ficção a dor de um amor perdido? É ficção um coração partido?Será que o ser humano está tão insensível que já não consegue amar? Será que os corações já sofreram tanto que não conseguem acreditar?Sou uma alma livre, que com coragem escreve o que sente…o que vive, o que observa da vida.Sou uma alma que dá cor e forma às palavras…com a cor e a forma dos sentimentos, das emoções.Posso estar a falar de mim neste trecho…posso estar a falar do que vejo e sinto à minha volta…não interessa se sou eu que sinto ou transmito nas minhas palavras o sentir de alguém…o que interessa são as palavras que saem do coração com a cor e a forma dos sentimentos…nada mais.Saber amar…é saber deixar alguém nos amar…e feliz daquele que sabe, sente e vive o amor em seu coração…mesmo que não seja correspondido, mesmo que ninguém o ame de volta…a felicidade de saber amar é imensa…é gratificante…é única.Tenhamos a ousadia de sermos felizes…Saibamos e tenhamos coragem de AMAR…AMAR muito e cada dia mais.Que os nossos corações sintam e vivam o AMOR…